Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como abrir uma pastelaria de sucesso: tudo o que você precisa saber

Publicado por Equipe Cielo

Nada melhor do que aquele bom e velho pastelzinho acompanhado de um caldo de cana, não é? Se você deseja aprender como abrir uma pastelaria, nós estamos aqui para dar as melhores dicas e fazer seu negócio bombar. E já avisamos: não basta seu pastel ser extremamente saboroso.
Como sabemos, pastel é um alimento simples de ser preparado, gostoso, barato e muito popular entre os brasileiros. Ou seja, um mercado com potencial que você pode explorar e se dar bem.
Embora o tema seja pastelaria, vale destacar que os pastéis não são vendidos apenas nesses estabelecimentos. Eles podem estar em bares, restaurantes e lanchonetes.
Vamos nos aprofundar no segmento?
 

Mercado de alimentos

O Brasil está entre os maiores players no mercado mundial de alimentos. Isso se refere aos consumidores e produtores. O setor de alimentos no Brasil avançou 2,8% em receita no ano de 2018, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). Incluindo exportações e vendas no mercado interno, esse número representa um registro de R$ 656 bilhões ou 9,6% do PIB.
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), os gastos com alimentação fora do lar representam 25% dos gastos da população com alimentos. Podemos considerar esse dado uma ótima oportunidade para você que deseja aprender como abrir uma pastelaria.
Pelo alto índice calórico, não é raro encontrar pessoas que evitam comer alimentos como o pastel. Porém, esse mesmo público sempre abre um espacinho no mês para ir à feira e comer o sabor preferido.
O cenário que apresentamos é motivador, não acha? Mas vale lembrar que é muito importante você analisar cada um dos concorrentes diretos antes de tomar qualquer decisão. Visite esses estabelecimentos e anote os pontos negativos e positivos. A partir disso, evite cometer erros que eles cometem e adapte boas estratégias que utilizam para o seu próprio negócio.
Leia mais: Máquinas de cartão crédito e débito
 

Localização

O ideal é que seu ponto comercial para abrir uma pastelaria seja próximo a lugares com movimento de pessoas que procuram alimentos como esse: rápido, barato e prático.
Indicamos que ele seja perto de centros comerciais, empresas, escritórios, feiras, escolas ou até mesmo em uma região próxima a estações de trem ou metrô.
 

Como abrir uma pastelaria: equipamentos necessários

Essa parte não tem muito segredo. Os equipamentos não fogem muito dessa relação abaixo:

  • Fogão
  • Freezer
  • Cilindro para massas
  • Estufa para exposição de outros produtos
  • Fritadeira industrial
  • Utensílios de cozinha
  • Balcão refrigerado

 

Montagem do cardápio

Você certamente já olhou alguns cardápios e teve suas percepções no momento. Essas experiências em outros estabelecimentos farão você montar um bom menu. Se preferir, vale ir até alguns concorrentes e fazer uma avaliação.
É ótimo que o cliente tenha várias alternativas de sabores, mas não exagere ao ponto de complicar sua rotina de pedidos.
Vá até as principais pastelarias — e outros lugares que vendam pastéis — e veja quais são os sabores “diferentes” que mais vendem. A partir desse estudo, elabore o seu cardápio. Vale destacar os ingredientes utilizados em pastéis incomuns para os consumidores.
Lembre-se: o cardápio é para ajudar você e o cliente. Portanto, construa um que seja fácil de visualizar as informações e não deixe o consumidor confuso com tantas opções. Menos é mais.
Leia mais: Como abrir um bar lucrativo

 

Não esqueça dos documentos

Nem tudo são flores no processo de abertura de uma pastelaria. A parte mais chatinha é conseguir a documentação necessária para o negócio começar a funcionar.
Como estamos falando de empreendimento de alimentação, você vai precisar ser licenciado pela Vigilância Sanitária. Sem esse alvará de funcionamento que atesta o cuidado com a preparação dos alimentos e a higiene do local, não existe a menor possibilidade de abrir a pastelaria.
Outros documentos:

  • CNPJ
  • Alvará de funcionamento fornecido pelo Corpo de Bombeiros
  • Registro para contribuição do INSS
  • Registro na Junta Comercial
  • Registro na Fazenda Estadual
  • ICMS junto à Fazenda Estadual

 

Divulgação

Se deseja atingir pessoas além das que passam em frente ao estabelecimento, é preciso investir em divulgação do negócio. Ela pode ser simples e barata, mas efetiva, que leve mais consumidores para sua pastelaria.
As redes sociais, por exemplo, podem ser vistas por pequenos empreendedores como uma ótima oportunidade de divulgação de negócio. E não pense que isso exigirá um imenso esforço financeiro, pois é possível ter resultado satisfatório com investimentos tímidos.
Um ponto positivo desse tipo de divulgação é a possibilidade de segmentá-la. Ou seja, atingir um grupo de pessoas que você considera potenciais clientes.
Por exemplo, se a sua pastelaria é localizada em um bairro pequeno, você pode construir ações que atinjam apenas as pessoas que estão mais próximas da sua localização. Afinal, são elas que podem comprar seu pastel.
Leia mais: Como abrir uma hamburgueria perfeita
 

Como seus clientes vão pagar?

Pensando em aceitar pagamentos apenas em dinheiro físico? Talvez essa ideia não seja tão boa, pois os hábitos de consumo mudaram e você precisa estar preparado para essa nova realidade.
Por isso, ter uma máquina de cartão prontinha para receber os pagamentos dos seus clientes é uma forma se prevenir. Afinal, sabemos que você não quer perder nenhuma vendinha sequer. E está mais do que certo!
E aí, gostou das nossas dicas de como montar uma pastelaria de sucesso? Esperemos que a sua tenha resultados incríveis!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288