Você está em:

Produtos e Serviços

Cielo leva tecnologia NFC para ônibus da cidade de São Paulo

Publicado por Equipe Cielo

A experiência de quem usa as linhas de ônibus municipais de São Paulo está mais fluída. Desde de setembro, a Cielo está viabilizando o pagamento por aproximação da tarifa de ônibus na capital paulista. Portadores de cartões de crédito e débito, celulares, pulseiras, relógios, carteiras digitais e outros dispositivos com a tecnologia NFC (Near Field Communication) estão aptos a utilizar o serviço.
A iniciativa faz parte de um projeto-piloto da Prefeitura de São Paulo que tem como objetivo modernizar os meios de pagamento da tarifa e está presente em 13 linhas, que atendem cerca de 2,9 milhões de passageiros por mês. A novidade só foi possível graças a parcerias envolvendo as concessionárias de ônibus, empresas de bilhetagem e as bandeiras de cartões de débito e crédito.
Mas afinal, você sabe o que é e como funciona o pagamento por aproximação? Se não tem ideia do que é, não tem problema, vamos explicar!
 

O que é pagamento por aproximação?

Pode parecer uma novidade e tanto, mas você sabia que o modelo de pagamento contactless, mais conhecido como pagamento por aproximação, existe há mais de 10 anos?
Na época em que essa tecnologia surgia no mundo, o Brasil estava focado na implementação dos chips nos cartões. Agora, a realidade é outra e estamos cada vez mais inseridos no mundo digital.
Pagamento por aproximação é uma transação realizada sem a necessidade de um cartão. Para realizar pagamentos dessa forma é preciso ter dispositivos que contam com a tecnologia NFC, como carteiras digitais de smartphones, relógios, pulseiras, etc. Após as informações serem inseridas no equipamento, basta fazer o movimento de aproximação.
A Cielo é uma das pioneiras na aceitação do NFC no país. Além de mais de 90% de suas máquinas estarem prontas para esse tipo de transação, a companhia habilitou no primeiro semestre, 41 estações do Metrô do Rio de Janeiro para o pagamento com aproximação. Já foram mais de 300 mil transações realizadas desde a implantação da solução.
“Somos uma empresa de tecnologia e estamos atentos às novas avenidas de negócios. O uso do NFC nos ônibus de São Paulo ajudará a democratizar e disseminar os meios de pagamento eletrônicos”, afirma nosso presidente, Paulo Caffarelli.
 

Experiência dos usuários

Além do desejo de reduzir os pagamentos em dinheiro, as iniciativas que envolvem a tecnologia por aproximação também promovem uma melhor experiência de pagamento aos usuários. Afinal, nada melhor do que pagar a tarifa sem precisar abrir uma bolsa, carteira, etc. Basta aproximar o celular dos validadores e pronto: está pago.
A tecnologia chega para transformar a jornada de quem utiliza o transporte público. Os usuários passam a não se preocupar mais em ter o dinheiro trocado, o que agiliza o processo como um todo. Sabe aquela moedinha que por um descuido cai no chão e ninguém mais a encontra? Essa cena será cada vez mais rara nos transportes públicos.
A novidade também beneficiará turistas, que com o dinheiro da sua conta poderão ir aos pontos turísticos da cidade sem preocupação. A longo prazo a iniciativa tem potencial de padronizar os meios de pagamento das tarifas do transporte público.
 

É seguro?

Quando falamos em meios de pagamento, segurança é o principal pilar para que a solução seja bem aceita pelo público. No caso das transações NFC, não se preocupe: elas são tão seguras quanto passar um cartão.
Em cada transação realizada pela tecnologia NFC é gerado um tipo de criptografia, o que protege os dados do cartão. Isso dificulta ainda mais o acesso às suas informações ou até mesmo à clonagem.
Além disso, existe uma proteção contra duplicidade de pagamentos, caso o consumidor aproxime os dispositivos acidentalmente mais de uma vez.
 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288