Você está em:

Índice ICVA

Varejo brasileiro cresce 2,3% em agosto (ICVA) | Cielo

Publicado por Equipe Cielo

Um sábado a mais, dia de vendas fortes, e uma quarta-feira a menos interferiram positivamente para o resultado

 
 
Segundo o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), as vendas no varejo brasileiro cresceram 2,3% em agosto, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA apresentou alta de 5,7%.
O resultado foi beneficiado por um sábado a mais, forte dia de vendas, e uma quarta-feira a menos. A semana do Dia dos Pais também foi um diferencial positivo. Destaque para o setor de supermercados que apresentou crescimento de 11,8%. O bloco de presenteáveis (varejo alimentício especializado, cosméticos, óticas e joalherias) cresceu 2,1%.
Descontada a inflação, com exceção do bloco de serviços, todos os blocos que compõem o ICVA apresentaram crescimento em agosto quando comparados com agosto do ano passado. No grupo de bens não duráveis, o setor de drogarias e farmácias alavancou o resultado novamente, enquanto o setor de veterinária e pet shops decaiu o indicador.
No bloco de bens duráveis e semiduráveis, destaque para o setor de vestuário e artigos esportivos, que contribuiu positivamente para o resultado. O setor de óticas e joalherias colaborou negativamente para o resultado. No grupo de serviços, o crescimento foi puxado pelos setores de alimentação em bares e restaurantes, enquanto o maior destaque negativo foi o setor de turismo puxando o índice para baixo.
O ritmo de crescimento do varejo vem esfriando e de acordo com Gabriel Mariotto,  diretor de inteligência da Cielo, “parece que lojistas e consumidores ainda esperam uma melhora no cenário macroeconômico, essa pequena desaceleração de julho para agosto está em linha com a trajetória que observamos desde o início do ano”.
Pelo ICVA deflacionado sem ajustes de calendário, o varejo na região Sul apresentou alta de 5,5%, seguido pelas regiões Norte e Centro-Oeste, com 4,9% e 3,5% respectivamente. A região Nordeste registrou alta de 3,2% e retração de 0,1% no Sudeste. Já pelo ICVA nominal, destaques para as regiões Sul e Norte, com alta de 8,3% e 7,8% respectivamente. Centro-Oeste e Nordeste apresentaram crescimento de 6,4% e 6,1% em agosto e o Sudeste registrou crescimento de 4,8%.
 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288