Você está em:

Institucional

O que é saúde mental no ambiente corporativo e como ela afeta a produtividade?

Publicado por Equipe Cielo

A saúde mental e física são pilares fundamentais e indissociáveis para o bem-estar e podem afetar, inclusive, o desempenho de um profissional dentro de uma empresa. Sabia disso?

Por causa disso, vamos tratar mais especificamente sobre a saúde mental no ambiente corporativo neste artigo.

Quando falamos em saúde mental, também nos referimos aos momentos em que as pessoas estão bem pessoalmente e em suas relações. Afinal, quando um indivíduo está bem ele consegue lidar com todas situações de uma forma mais leve, não é?

O bem-estar é parte integrante da nossa saúde, ou seja, podemos afirmar que não existe saúde sem o equilíbrio mental.

Que tal levar esse debate para o ambiente corporativo? Seria uma forma de romper os tabus que rondam o tema e uma maneira de construir um ambiente de trabalho mais acolhedor para todos.

Antes de mergulhar de vez no tema, que tal saber um pouquinho mais sobre o seu conceito?

O que é saúde mental?

A saúde mental, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é um estado de completo bem-estar físico, social, mental e não apenas a mera ausência de doenças.

Uma pessoa mentalmente saudável entende que não precisa alcançar a perfeição em tudo. Mais que isso, compreende que cada corpo tem limites diferentes e isso é absolutamente normal. Ou seja, o autoconhecimento é a saída para uma saúde mental equilibrada.

Diariamente nos deparamos com emoções diferentes como raiva, alegria, tristeza e frustração. Uma mente saudável sabe como lidar com todos estes sentimentos com equilíbrio e, quando precisam de ajuda em momentos mais delicados, não hesitam em procurar por auxílio.

Esse bem-estar completo que citamos ajuda a aceitar as exigências que a vida nos apresenta, inclusive na manutenção da saúde mental no ambiente corporativo. E isso não quer dizer que temos que lidar com as dificuldades com sorriso no rosto o dia inteiro. Significa que conseguiremos enfrentar os momentos difíceis sem que todas nossas relações sejam abaladas negativamente por muito tempo.

O que pode afetar a saúde mental?

Vários fatores podem afetar a saúde mental de uma pessoa. Entre eles, podemos destacar a rápida mudança social, discriminação de gênero, exclusão, condições de trabalho estressantes, violação dos direitos humanos e estilo de vida não saudável são alguns exemplos.

Em muitos casos, a saúde mental no ambiente corporativo pode ficar comprometida. Só recentemente as empresas têm observado o seu papel na promoção do bem-estar de seus colaboradores durante as horas em que trabalham.

Segundo estudo da ADEB (Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares), estima-se que a cada 100 pessoas, 30 enfrentam ou venham a sofrer com problemas relacionados à saúde mental. Além disso, 12 delas têm ou podem adquirir uma doença mental grave. Ainda de acordo com a empresa, a doença mais frequente é a depressão.

Saúde mental não pode ser tabu

Conversar sobre saúde mental nunca foi algo encarado com naturalidade pela sociedade. Pelo contrário, esse tema é cercado de tabus, mas não podemos deixar de debatê-lo até mesmo no ambiente de trabalho.

Os tabus impedem que a informação circule, o que prejudica ainda mais um cenário já preocupante. Por isso temos que discutir a saúde mental no ambiente corporativo para romper os preconceitos que giram em torno do tema.

Essa discussão certamente contribuirá com todos os ambientes da sociedade, indo muito além do corporativo.

Fique atento!

Muitas vezes, pela falta de informação, não sabemos diferenciar sensações que todos nós sentimos sobre problemas relacionados à saúde mental. Por isso, é importante destacar alguns pontos:

  • Todas as pessoas sentem tristeza, ansiedade, raiva, etc. O que diferencia isso dos casos de transtorno mental é o nível de cada um dos sentimentos e o contexto em que eles estão inseridos;
  • Sentiu um frio na barriga antes de um compromisso relevante? Todos nós sentimos a mesma coisa. Fique calmo!
  • Identifique os sinais: quando as situações começam a causar desconforto e alteram as relações interpessoais, chegou a hora de buscar ajuda!

A informação é a saída!

Mente saudável e negócio equilibrado

Talvez você esteja se perguntando: “mas o que a saúde mental tem a ver com o meu trabalho?”

O ambiente corporativo pode ser particularmente desafiador e estressante e pode ter um impacto significativo na saúde mental dos colaboradores.

Transtornos comportamentais e de saúde mental já são a terceira maior causa de afastamento de trabalhadores no Brasil. Em 2017, foram mais de 9 mil empregados afastados, segundo o último dado disponível da Secretaria da Previdência.

Ainda de acordo com o estudo, a depressão é a principal causa de pagamento de auxílio-doença não ligado a acidentes, com 31% dos casos de afastamento. Este índice já serve para destacar a importância de cuidar da saúde mental no ambiente corporativo.

E se você pensa que apenas o Brasil enfrenta esse problema, está muito enganado.

Segundo dados da OMS, mais de 300 milhões de pessoas vivem com depressão e 260 milhões sofrem com transtornos de ansiedade no mundo. Estima-se que as duas enfermidades custam US$ 1 trilhão à economia devido a perda de produtividade desses profissionais.

O antídoto para a saúde mental é o equilíbrio e a informação. Quanto mais debatermos, mais reduzimos os preconceitos enraizados devido ao silêncio que ronda o tema.

Leia também: Na semana do Dia da Visibilidade Trans e Travesti, Time Cielo debate a importância do acolhimento no ambiente profissional

Como a saúde mental no ambiente corporativo contribui para o sucesso das empresas

Quando os funcionários estão mentalmente saudáveis, eles são mais capazes de realizar seu trabalho de maneira eficaz e eficiente. Eles são mais produtivos, mais motivados e mais capazes de se concentrar em suas tarefas.

Isso pode levar a uma cultura organizacional mais positiva, na qual os funcionários se sentem mais conectados e comprometidos com os objetivos da empresa.

Além disso, empresas que promovem este tipo de atenção podem atrair e reter talentos valiosos. Funcionários que valorizam a saúde mental são mais propensos a procurar empregadores que valorizam este cuidado.

Leia também: Ranking GPTW 2022: Cielo é reconhecida como uma das melhores empresas do Brasil para trabalhar

Estratégias para promover a saúde mental no ambiente corporativo

Existem várias estratégias que as empresas podem adotar para promover a saúde mental em seu ambiente de trabalho, tais como a implementação de políticas de horários flexíveis e o estabelecimento de programas de bem-estar.

Isso também pode ser alcançado por meio da promoção de uma cultura organizacional positiva, que valoriza a diversidade e a inclusão e incentiva a comunicação aberta e transparente.

Além disso, as empresas também podem criar espaços de trabalho seguros e confortáveis, que possam reduzir o estresse e a ansiedade. Oferecer recursos como aconselhamento e terapia para funcionários que precisam de suporte adicional pode ser um grande diferencial.

Programas de bem-estar também podem ajudar a promover a saúde mental em geral. Dentre as opções, é possível incluir atividades físicas, como ginástica e ioga, aulas de nutrição e alimentação saudável e treinamento em habilidades de gestão de estresse.

Leia também: Saúde mental nas empresas: parceria com Bradesco Saúde reforça cuidado com equilíbrio emocional do Time Cielo

Estamos todos em processo de aprendizagem

Quando não estamos bem, todas as nossas relações sofrem impacto, inclusive na saúde mental no ambiente corporativo.

Cometer erros nesse processo é comum e todos precisam estar conscientes disso. Estamos em um longo processo de aprendizagem. O que mais importa é estar aberto ao debate e, claro, contar com profissionais que realmente possam auxiliar colaboradores que lidam com essa situação.

Pensando nesse cenário, a Cielo criou o programa De Bem com a Vida, iniciativa que tem como objetivo incentivar discussões e ampliar as alternativas relacionadas à saúde dos nossos colaboradores.

Deixar claro que estamos disponíveis para levantar essa discussão é uma forma de passar a mensagem de que podemos auxiliar essas pessoas. É necessário que elas saibam que podem contar não somente com seus colegas, mas também com o ambiente corporativo, direcionando-as para o caminho mais adequado.

Conheça melhor o dia a dia dos colaboradores da Cielo em nosso Linkedin

 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288