Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Tudo o que você precisa saber sobre os bancos e contas digitais

Publicado por Equipe Cielo

Bancos digitais são instituições financeiras que não oferecem atendimento presencial ao cliente. Isso significa que, desde a abertura da conta bancária até o esclarecimento de dúvidas, todas as necessidades são resolvidas por meio de aplicativos ou pelo computador. Por não ter fila, burocracia e não fazer o seu cliente precisar sair de casa, essas instituições também são conhecidas como bancos virtuais ou bancos 100% on-line.
 
Leia mais: conheça a conta digital da Cielo
 
Com o objetivo de oferecer um atendimento mais ágil e, assim, atingir um número maior de consumidores, os principais serviços que um banco digital oferece são:
 

  • conta-corrente digital sem tarifa;
  • cartão de crédito, em muitos casos sem anuidade;
  • investimentos;
  • seguros;
  • consórcios;
  • empréstimos.

 
Uma vez que a tarifa zero já é realidade para os correntistas dos bancos digitais, outros critérios pesam na escolha. Confira quais são os principais.
 

Atendimento 

O banco oferece um serviço compatível com a sua necessidade? Você prefere atendimento por telefone ou quer resolver tudo por chat? Existem alternativas para os dois casos.
 

Tipos de pagamento

Em alguns bancos digitais é possível cadastrar débito automático e pagar guias de impostos, como IPVA, IPTU e DARF. Outros, porém, ainda não oferecem esses serviços.
 

Funcionalidades do aplicativo

Os bancos que oferecem a melhor interface estão saindo na frente na conquista de clientes.
 

Parcerias e serviços adicionais

Há bancos digitais que oferecem dinheiro de volta na compra de produtos em lojas parceiras, o famoso cashback.
 
Leia mais: conheça o Cielo Pay. 
 
Hoje, o maior bem de um banco não é o dinheiro que ele detém, mas sim os dados de seus clientes. Bancos digitais oferecem atendimento personalizado, com maior transparência sobre o destino do seu dinheiro. Bancos controlados por organizações reguladoras são considerados mais seguros, porém cada país tem seus próprios reguladores financeiros. Por isso, se estiver interessado em abrir uma conta, verifique se o banco digital escolhido está regulamentado.
Um fator importante para se proteger on-line é garantir que seu nome de usuário e senha sejam seguros. Senhas roubadas podem ser consideradas a raiz do problema de segurança dos serviços bancários. É por isso que um segundo fator de autenticação, como a impressão digital, é uma medida eficaz de segurança. A maioria dos bancos digitais oferece autenticação de dois fatores, o que aumenta sua segurança.
Por isso, o melhor banco digital é aquele que oferece o serviço mais adaptado às suas necessidades. Pesquise e abra sua conta corrente digital. 
 
 

Conheça os benefícios da conta digital

Após o crescimento repentino das opções de cartão de crédito sem anuidade,  agora vivemos a fase dos bancos digitais, mas você sabe quais são os benefícios de ter uma conta digital? 
As famosas fintechs (junção de financial + technology)  são startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro. São empresas que possuem custos operacionais muito menores comparados às instituições tradicionais do setor.
Agora estamos na fase dos bancos digitais que oferecem cartões e serviços financeiros gratuitos em uma experiência 100% digital.
Transações como pagamento de boletos, transferência entre contas e aplicações automáticas, que até então tinham de ser realizadas nos caixas eletrônicos ou precisavam de aprovação do gerente de contas, hoje podem ser realizadas facilmente por meio de aplicativos. 
Apesar de as grandes instituições financeiras investirem há algum tempo em soluções on-line para seus serviços, grandes mudanças ocorreram depois que clientes de bancos passaram a fazer uso das fintechs, como o Nubank, por exemplo, principal expoente da categoria.
 
Saiba como escolher a melhor máquina de cartão.  
 
Atualmente o que não falta é opção de conta gratuita e com vários serviços integrados, ideais para quem busca facilidade no dia a dia e prefere resolver tudo pelo celular. Cada conta tem seus prós e contras.
O uso desses serviços é indicado para quem quer fazer parte do universo digital. E, como vantagem, a maioria das fintechs oferece transferências gratuitas e um aplicativo completo, com os principais serviços financeiros. 
Algumas contas digitais cobram taxa de manutenção, mas para equilibrar essa desvantagem, oferecem benefícios que as outras não têm, como descontos em shows, cinemas e restaurantes. Mas, todas já oferecem função débito e crédito no cartão, além da opção de investir o dinheiro que está parado na conta, com rendimento acima da poupança.
 
Você conhece o Cielo Pay? O aplicativo que reúne funcionalidades de conta e carteira digital para facilitar a vida do empreendedor.
 
O Cielo Pay ajudará o comerciante a aceitar pagamentos sem maquininha — seja por meio do QR Code, envio de link de pagamento ou boleto. A novidade fará com que o empreendedor receba os valores das transações na mesma hora, além de realizar pagamentos pelo próprio aplicativo e sacar em espécie com o Banco 24 horas.
Com o Cielo Pay você poderá comprar com cartão físico ou digital, terá acesso a empréstimo facilitado além de esclarecer dúvidas pelo WhatsApp. Um dos principais atrativos do app é a transferência de dinheiro por meio dos contatos do telefone. Se ambas as contas forem Cielo Pay, o dinheiro poderá ser transferido a qualquer hora, incluindo finais de semana e feriados. 
A Cielo também inova ao oferecer serviços gratuitos de encanador, eletricista e suporte de informática, disponíveis no app, que serão prestados por empresas parceiras. Uber e Spotfy, além de creditar bilhetes de ônibus e participação de clubes de compras, como a Cuponeria, também estão entre as experiências fáceis e intuitivas do Cielo Pay.
Em breve, o empreendedor poderá também acessar as redes sociais por meio do app e utilizar dados da inteligência da Cielo para lançar promoções exclusivas aos seus clientes. 
 

Comparativo entre bancos digitais

 

Nubank

PRÓ: dinheiro investido, todo dinheiro que entra na NuConta rende automaticamente a 100% do CDI; programa de cashback no cartão de crédito (quando o consumidor recebe uma porcentagem da compra efetuada com o cartão de crédito).
CONTRA: não possui saque gratuito.
 

Banco Original

PRÓ: programa de pontos Original e cashback. Há opção gratuita.
CONTRA: cobra taxa de manutenção mensal, a opção gratuita tem serviços limitados.
 

Banco Inter

PRÓ: depósitos por boleto, emitido pelo aplicativo ou internet banking e acesso aos produtos de investimentos Banco Inter.
CONTRA: apesar de fornecer o cartão de crédito após análise, não há programa de pontos do banco.
 

Next Turbinado

PRÓ: o cartão Next oferece benefícios como descontos em Uber, Xbox, Cinemark, Livraria Cultura e outras empresas parceiras.
CONTRA: o preço pago pelo TED não é tão baixo, em comparação com os outros bancos digitais.
 

C6 Bank

PRÓ: taggy – pedágio com débito da transação direto na sua conta do C6 Bank. Só paga quando utilizar.
CONTRA: não permite colocar contas em débito automático.
 

Neon

PRÓ: transferências e boletos grátis infinitos para quem faz 10 compras ou mais em 30 dias.
CONTRA: o cartão de crédito virtual não parcela.
 
Você sabe qual é a melhor máquina de cartão de crédito? Confira as particularidades de cada uma e escolha a que mais tiver o perfil do seu negócio. 
 

Contas tradicionais

As contas digitais dos bancos tradicionais são indicadas para aqueles que desejam contar com uma agência física, considerando o relacionamento com o gerente. A maioria desses bancos vem se adaptando às mudanças digitais e permitem a abertura de contas pelos canais on-line, mas ainda são vinculados a uma agência física. 
É possível abrir conta no Santander e no Bradesco, por exemplo, direto de seus sites e no Itaú e no Banco do Brasil pelos seus aplicativos, lembrando que tarifas e serviços são mais caros do que nas outras contas.
 

Desbancarizados

Aqueles que não têm conta corrente em banco, são chamados de desbancarizados. Em geral, possuem contas pré-pagas, em que o cliente coloca créditos para usar depois. Indicadas para quem não quer vínculo com banco e deseja somente utilizá-lo para fazer efetuar compras e pagamento de contas. São limitadas, de acordo com o crédito optado pelo cliente, exatamente como um celular pré-pago.
Agora que você já leu sobre contas digitais, considere as suas necessidades e personalize o seu pacote de serviços financeiros. 
 
 
 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288