Você está em:

Institucional

Garagem Cielo estimula a inovação dentro da empresa

Publicado por Equipe Cielo

Equipe é uma facilitadora de processos dentro da Cielo para garantir soluções mais eficazes no mercado de pagamentos eletrônicos

 
Veja se a situação parece familiar: você já teve um problema na hora de desenvolver um projeto dentro da empresa e, num certo ponto, não conseguia mais deslanchar, seguir adiante? Fique tranquilo, nenhum profissional ou empresa está livre de passar por momentos assim. O Garagem Cielo nasceu a partir de situação semelhante.
 
Em 2017, a Cielo entendeu que deixar uma área de inovação isolada e responsável por toda inovação da companhia traria poucos resultados. “A liderança avaliou que precisávamos ser agentes de mudança dentro da companhia e não apenas uma equipe de inovação. Tal inovação precisava ser compartilhada com todos para que a Cielo, como um todo, pudesse se beneficiar da mudança de mindset”, explica Gustavo Burin, Especialista em Inovação do Garagem Cielo.
 
A partir daí, a estrutura se redesenhou para ser uma facilitadora de processos e uma parceira curinga entre as equipes dos mais diferentes projetos dentro da companhia, sejam eles do desenvolvimento de tecnologias, planejamento estratégico ou força de vendas. “Hoje, o Garagem é um hub de inovação que compartilha e fomenta informações e potencial humano para resolver problemas, destravar processos e desenvolver soluções”, explica Gustavo.
 

E como funciona o Garagem Cielo na prática?

“Nossa equipe está sempre acompanhando o desenvolvimento dos projetos dentro da empresa e nos colocamos à disposição para conectar colaboradores que podem ajudar com uma tarefa específica ou com a operação toda. Temos o olhar treinado para estimular o desenvolvimento colaborativo. Todos possuímos capacidades multidisciplinares e queremos que os colaboradores se sintam pessoas-chave na companhia”, pontua.
 
Sob três pilares de atuação, o Cielo Garagem opera como agente transformador. São eles:
 
Clientes: é preciso estar atento para que as demandas do cliente estejam no centro das atenções de todos os colaboradores. O que ele quer? Como podemos facilitar a vida e os negócios dele? O que podemos fazer para atender melhor?
 
Cultura: onde são definidas estratégias para que nossos colaboradores tenham um ambiente de trabalho criativo, saudável e que os estimule. Também buscamos dar visibilidade a projetos de sucesso e também aqueles que precisam de ajuda, trabalhando como agentes da mudança, conectando pessoas para gerar novas ideias e ser uma interface que motiva e auxilia o progresso das operações. É sob essa estrutura que está o Garagem Talks – uma iniciativa de aprendizado continuado dentro da companhia.
 
Ecossistema: responsáveis por trazer a inovação de fora da empresa para dentro. “Saímos da nossa sede para entender como as outras empresas estão pensando e nos conectarmos com universidades, startups e novos negócios”, explica Gustavo. Parceiro do InovaBRA Habitat, a Cielo se aproxima do pequeno empreendedor para estar alinhado ao cotidiano dos novos empreendedores e entender quais produtos e tecnologias podem facilitar os negócios desse público que cresce a cada dia. “Essa experiência permite que a gente volte para casa com insights valiosos para toda a equipe; do desenvolvimento de produtos ao pós-venda”, revela.
 
Fica também sob a responsabilidade da equipe do Garagem Cielo entender as necessidades das startups e dos clientes e mostrar o quanto a Cielo tem a oferecer em relação a dados e tecnologias de inteligência, como o Cielo Big Data e APIs. Afinal, a companhia há anos deixou de ser uma empresa puramente de maquininhas de cartão para ser uma empresa de novas tecnologias e meios de pagamento eletrônico – que só foi possível graças às iniciativas de promover a inovação e a multidisciplinaridade em todos os colaboradores. “Muitas startups não sabem o quanto podemos ajudar com inteligência para desenvolver estratégias e alcançar um novo mercado”, assinala Gustavo.
 
“Promovemos hackathons para aproximar os desenvolvedores de softwares a fim de entender como a equipe de tecnologia pode ajudar. Em uma das edições no ano passado, em parceria com a Elo e a Accenture, recebemos um retorno sobre a estrutura do nosso portal de desenvolvedores para integração de soluções. Em poucas semanas, nossa equipe resolveu os pontos levantados e decidimos reavaliar a experiência dos desenvolvedores. A partir daí, nasceu o novo Portal do Desenvolvedor, que concentra tudo o que os profissionais podem precisar para se integrar à Cielo com a nossa ajuda”, informa.
 

No Garagem Talks compartilhamos conhecimento entre as mais diferentes áreas

Quinzenalmente, os colaboradores são convidados a participar de uma palestra sobre um tema ligado a negócios, tecnologia e desenvolvimento, criando, assim, uma rotina de workshops dentro da empresa.
 
O Garagem Talks é um evento organizado pelo Garagem mas é todo pensado com e para os colaboradores. Nós queremos trazer as discussões que são importantes para eles. “Recebemos sugestões de palestrantes, apontando quem os colaboradores querem ver nos Talks e temos conseguido trazer muita gente legal para falar”, afirma o especialista em inovação.
 
Na temporada 2019 do Talks, recebemos Fábio Rosato, Head of Consulting da Sensedia, para falar da importância das APIs para integrar soluções dentro da empresa; Sergio Gama, líder sênior de Direito dos Desenvolvedores da IBM na América Latina, para apresentar os usos de Inteligência Artificial para atender melhor seu cliente; Wesley Figueiredo, gerente de Arquitetura de TI da Natura, para abordar os microsserviços realizados com APIs na empresa. Também recebemos Thiago Paulino, arquiteto de Soluções da Amazon, para apresentar a Inovação na Prática dentro da companhia; e, finalmente, Jorge Peres, gerente de Sistemas e Produto da Netshoes, para demonstrar a construção e operação do Marketplace.
 

E como funciona a metodologia do Talks?

As sessões têm sempre 30 minutos, para não sobrecarregar a agenda de ninguém. “Como os temas se alternam entre negócios, logística e tecnologia, dedicamos os primeiros minutos para nivelar conhecimento – abordar as linhas gerais para que os profissionais de diferentes áreas entendam o que vai ser apresentado. A partir daí, o tema é discutido e, nos minutos finais, os palestrantes abrem o microfone para solucionar dúvidas dos colaboradores”, finaliza.
 
Com a iniciativa do Garagem Cielo, nossa companhia quer estimular o crescimento de cada profissional de forma multidisciplinar, transformando a inquietude em novas ideias e soluções – beneficiando o ambiente profissional, o cotidiano do clientes e aumentando a força do varejo brasileiro.
 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288