Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Negócios para 2020: ideias para empreender este ano

Publicado por Equipe Cielo

Quer algumas ideias para empreender este ano? Nós fizemos uma lista com 10 negócios para você abrir em 2020 e fazer sucesso por muito tempo!

 

O ano de 2020 já começou e com ele vieram as expectativas dos empreendedores, especialmente em torno da melhora da situação econômica e da redução do desemprego.
Estudo feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Microempresas (Sebrae) aponta que o setor de serviços é a principal aposta de quem pretende empreender em 2020, investindo na recuperação da economia. “Muitas pessoas decidem empreender com expectativas de melhorias e isso é bastante positivo, desde que haja o planejamento adequado”, alerta o professor Marcus Quintella, coordenador do MBA de Empreendedorismo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Se você é um micro ou pequeno empreendedor que pretende investir em um negócio em 2020, já está na hora de iniciar o planejamento – já que o cenário econômico está bem mais otimista do que nos dois últimos anos.
Identificar as principais tendências do mercado de empreendedorismo é essencial para se diferenciar da concorrência já acirrada. Para ajudá-lo, preparamos uma lista com 10 ideias de negócios lucrativos para empreender em 2020.
 

1 – Serviços pessoais:

Segundo levantamento do Sebrae, atividades como assistência ao paciente em domicílio; cabeleireiro, manicure e pedicure; instalações e manutenções elétricas; fotografia e casa de festas e eventos são áreas promissoras para empreender em 2020.
 

2 – Ramo de alimentação:

Investir na área de alimentação é uma alternativa que nunca sai de moda e esse é um mercado em franco crescimento: comida saudável, orgânicos, atendimento aos celíacos (intolerância a glúten e lactose). “Todo tipo de alimentação que saia do tradicional é promissora. Vale até repaginar o seu antigo bar, deixando-o com uma nova roupagem”, diz Quintella.
Leia mais: Como ganhar dinheiro em casa vendendo comida
 

3 – Mercado pet:

Não é um novo ramo para empreender em 2020, mas é um mercado que está aquecido: dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação apontam um faturamento de R$ 18,9 bilhões no ano de 2018.
“Muitas pessoas cuidam dos bichinhos como filhos. É tendência, sem dúvidas, mas é preciso se diferenciar. Não adianta montar uma loja de ração na esquina”, diz o professor. Para ele, a dica é investir na fidelização do cliente, no atendimento personalizado, no cuidado pessoal. “Chamar os bichinhos e os donos pelo nome, por exemplo, não acontece nas grandes redes de petshop”, exemplifica.
Outra dica é oferecer diferenciais, como o de levar e buscar para a tosa e banho. “São pequenas coisas que atraem e fidelizam o cliente para sempre”, afirma.
 

4 – Necessidades básicas da população:

Para quem busca inspiração de negócios para 2020, investir em padarias/confeitarias; comércio de hortifrutigranjeiros; de bebidas; de calçados e vestuário são ramos promissores, segundo o relatório “Negócios Promissores de 2020” elaborado pelo Sebrae.
 

5 – Brechós:

Em tempos de crise, nada melhor do que comprar roupas boas e de marca em brechós, não é? Cada vez mais sofisticado e personalizado, esse tipo de negócio de venda de roupas usadas é uma das promessas de negócios para 2020, na avaliação do professor Marcus Quintella. Para ele, os brechós não são mais lojas de roupas velhas e, hoje em dia, com as redes sociais, ficou mais simples divulgar o negócio e atrair consumidores.
 

6 – Consertos e Reformas:

Esse é um mercado que segue as características do brechó: se não temos como comprar uma mercadoria nova, por que não consertá-la ou dar a ela uma nova roupagem? A sugestão, para quem gostaria de empreender nessa área, é trabalhar com conserto de eletrodomésticos ou de roupas.
 

7 – Desenvolvimento de aplicativos e infoprodutos:

Tudo que gira em torno de novas tecnologias, como jogos e aplicativos, são tendência de mercado. Os smartphones deixaram de ser mais um acessório para se tornar um objeto de primeira necessidade. Assim, empreender na área de jogos virtuais, de infoprodutos (livros, aulas, palestras) ou aplicativos que apresentem soluções práticas para questões do dia a dia é uma grande promessa de sucesso. Outro nicho são sites, blogs e ferramentas de atendimento ao consumidor, sem esquecer o cuidado com a navegabilidade, funcionalidade e acessibilidade.
Leia mais: Descubra 5 motivos para empreender pela internet.
 

8 – Aplicativos de tecnologia inédita:

Um bom negócio para 2020 é criar algo que quebra padrões, modificando completamente os conceitos de negócio. Exemplos bem-sucedidos como Netflix e Spotify no entretenimento, Uber no ramo dos transportes, Airbnb na área de hotelaria e Nubank na área financeira. Em todos esses casos, o ineditismo fez a diferença. Sendo assim, essa é uma área promissora para quem pretende desenvolver novas tecnologias e negócios.
 

9 – Microcervejarias:

O setor de cerveja pode até parecer um negócio ultrapassado, mas ainda é uma boa fonte de renda, especialmente para quem deseja empreender em 2020. A criação de novos aromas e sabores continuam movimentando o público consumidor e, ao que tudo indica, as novidades não acabaram.
Apesar disso, o professor Quintella faz um alerta importante: por ser um mercado já conhecido, é mais difícil você ter um diferencial. Além disso, é uma área que exige investimentos em máquinas especiais e local adequado para a fabricação das cervejas – o que requer um planejamento de negócios muito bem elaborado.
 

10 – Impressões 3D:

Ainda supernova no mercado, a área de impressão 3D está em pleno crescimento – e quem conseguir dominar esse nicho tende a empreender um negócio de sucesso. Hoje em dia, as principais empresas do setor são startups de fora do Brasil e ainda há muito mercado ser explorado.
 
Agora que você já tem boas ideias de negócio para 2020, confira um guia básico de como abrir um pequeno negócio!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288