Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Você já ouviu falar de “Traineeathon”?

Publicado por Equipe Cielo

Durante uma semana, os trainees 2018 participam de experiência inédita da Cielo para criar projetos com foco no cliente.

No 28º andar da Cielo, 14 jovens recém-formados dividem um espaço apelidado de “nave”. A área foi o headquarter dos trainees durante experiência inédita organizada pela companhia:  a “Traineeathon”. A maratona, realizada no fim de março, fez parte do programa de treinamento da companhia e teve como objetivo desenvolver projetos de impacto para os clientes da empresa. “Aqui na ‘nave’, eles trabalharam em equipe e fizeram brainstorming o tempo todo”, afirma Daniel Cho, que foi trainee em 2016 e hoje está na área de Desenvolvimento Organizacional liderando esse projeto.
Os 14 novatos – selecionados entre 8 mil candidatos – dividiram a ‘nave’ em três ambientes: work, com mesas e computadores para os calouros trabalharem; living, onde, durante o dia, ensaiam apresentações; e play, lugar que usam para refrescar a cabeça entre partidas de pebolim, pingue-pongue e video game. “Foram sete dias intensos, nos quais o trabalho evoluiu rapidamente e em pouco tempo”, conta Beatriz Empke, de 26 anos, formada em engenharia de produção pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
Em janeiro, assim que chegaram à Cielo, tiveram aulas sobre o mercado de adquirência e negócios. Também puderam aprimorar competências como comunicação executiva, inteligência emocional,  pensamento analítico e gestão de resultados, entre outras habilidades. Depois, participaram de algumas rodadas de palestras, workshops e pitchs com vice-presidentes da Cielo e diretores, a fim de entender a realidade da companhia.
Após a ambientação, foram para as ruas. “Por um mês, acompanharam nossa equipe comercial em sete cidades espalhadas pelo Brasil. Dividiram-se em duplas e visitaram clientes de todo o tipo de realidade em cidades como Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Literalmente, é barriga no balcão”, explica Cho, responsável por acompanhar os trainees. “Voltaram cheios de ideias e começaram a pensar em algo capaz de gerar impacto no negócio dos nossos clientes.”
Na volta à sede, a consultoria de inovação LAJE entrou no jogo e trabalhou com os trainees os conceitos de Design Thinking, com o objetivo de organizar as ideias trazidas após as visitas aos clientes. Divididos em grupos de três a quatro integrantes, os trainees se debruçaram no problema do cliente por sete dias. No fim do período, desenvolveram uma solução viável para a companhia apostar. A proposta foi apresentada aos vice-presidentes, que apadrinharam e auxiliaram os grupos.
“A maratona de imersão dá muita autonomia e flexibilidade às equipes”, afirma Cho. Formado em engenharia civil na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Henrique Tanus, de 26 anos, apontou logo de cara o que mais gostou na “Traineeathon”: “A semana está sendo muito legal por causa da interação constante. Todo dia recebemos a visita de diretores, ex-trainees, colaboradores, estagiários. Até o presidente da Cielo, Eduardo Gouveia, veio conversar com a gente.”
Não tão novo na Cielo, Renan Pantaleão, de 23 anos, formou-se em engenharia de produção na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e entrou na empresa como estagiário em 2017. Seu sonho era ser trainee, posto que conquistou neste ano. “O programa nos ensina a ser cada vez menos hierárquicos e mais colaborativos e inovadores”, ressalta ele. “Na verdade, o mais bacana é que, aqui, desenvolvemos a melhor versão de nós mesmos”, resume.
 
 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288