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Dicas e Histórias de Sucesso

O que é franquia? Entenda como funciona e como ter sucesso

Publicado por Equipe Cielo

Esta modalidade de investimento tem se mostrado um porto seguro para os empreendedores de primeira viagem. A opção por marcas já consolidadas é uma maneira um pouco mais confiável de aprender a gerenciar o próprio negócio. Diante de tanta procura, convém explicarmos melhor o que é uma franquia, derivada do termo franchising em inglês.

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Conforme o texto da Lei de Franquia Empresarial (nº 8.955/1994), é um sistema onde o franqueador (uma marca que já está devidamente estruturada) cede ao franqueado o direito de uso da sua identidade ou patente, com o direito de distribuição exclusiva, ou semiexclusiva de produtos e serviços.

Para quem deseja começar uma jornada empreendedora, as franquias podem ser um modelo de negócio muito promissor, já que apresenta algumas facilidades para novos empresários, como: uma marca já consolidada no mercado, identidade visual estabelecida e um “roteiro” do que deve ser feito para realizar suas vendas.

Continue a sua leitura e saiba mais sobre o que é franquia e descubra se esse deve ser o modelo do seu novo empreendimento.

Esse é o modelo certo de negócio para você?

Antes de qualquer decisão, é preciso entender plenamente o que é franquia e se esse modelo de negócio faz realmente sentido para a sua vida. Ao escolher essa opção, você estará adquirindo os direitos de reproduzir a unidade de uma empresa, que pode ser, inclusive, uma grande marca, mas que estará sob a sua responsabilidade e administração.

A opção por marcas já consolidadas é uma maneira um pouco mais confiável de aprender a gerenciar o próprio negócio, pois elas já construíram e consolidaram o diferencial competitivo para atrair clientes. Esse atrativo vem movimentando o setor, que, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a projeção é um faturamento acima de R$ 200 bilhões em 2022.

Com esse desempenho, é provável que o mercado de franquias continue crescendo cada vez mais, o que indica que este é um modelo de negócio já consolidado.

Escolher uma franquia deve ser questão de afinidade

Se você está apostando em um mercado em que nunca trabalhou, é importante que tenha afinidade com o produto ou o serviço. O sucesso das vendas está ligado ao grau de conhecimento do investidor com o segmento. Ter interesse genuíno sobre o assunto também vai ajudar na hora em que precisar resolver questões complexas.

Então, se já existe uma empresa na sua mira, se certifique de compreender o que é franquia para aquela instituição, como os franqueados da marca trabalham no dia a dia e se obtiveram sucesso para você compreender se realmente possui afinidade com o ramo.

Saiba mais: ideias de franquias promissoras para cidades pequenas

Reúna o capital

Após entender o que é franquia, é necessário avaliar qual é o investimento necessário para iniciar o negócio e se você já tem esse capital disponível.

Esse é um dos momentos mais delicados para quem pretende abrir uma empresa. Conforme a ABF, o ideal é que o empreendedor tenha recursos para fazer investimento imediato. Esperar para vender imóveis e automóveis pode esfriar a vontade de tocar um novo negócio.

Como ter sucesso com franquias? Escolha a marca certa!

Essa é uma dica preciosa. Errar na escolha da franquia causará, além de prejuízo, muita frustração.

Segundo a ABF, após entender o que é franquia, como funciona esse modelo de negócio e escolher o ramo que mais tem a ver com o seu perfil, o ideal é checar pontos como reputação da marca que pode ser a escolhida, conduta no mercado, experiência, competência, porte, métodos e marcas.

Além destes pontos, é importante saber também se o local onde você deseja montar o seu novo empreendimento comporta e espera por um negócio desse tipo. Terá público para a empresa?

Ouça a voz da experiência

Uma dica valiosa para quem está prestes a abrir uma franquia é conversar com franqueados mais experientes para obter dicas de negócio. Eles poderão fornecer informações preciosas de como funciona o sistema da empresa, os pontos fortes e os que podem ser aprimorados e até ajudar na escolha do ponto de venda. Afinal, estes empreendedores já passaram por todo esse processo antes.

Encantar o cliente é essencial

Aqueles que já selecionaram uma franquia e começam a desvendar esse universo precisam ter foco total no cliente. Criar promoções ajuda a fidelizar os consumidores e a atrair novo público.

Aqui na Cielo, por exemplo, você pode oferecer promoções especiais de acordo com o padrão de compra. É possível ofertar desconto ou parcelamento maior para quem tem um ticket médio maior ou um brinde para receber o pagamento no Pix, que tem uma compensação imediata.

Um exemplo bem-sucedido vem da maior rede de cafeterias do país, a Fran’s Café. “Em nossa primeira promoção com o Cielo Promo, o cliente ganhava um café gelado a cada compra acima de R$ 30″, explica o gerente de marketing e produtos, Francisco Almeida Conte, filho do fundador.

Para ele, a iniciativa deixou todo mundo feliz: “O cliente, que ganha um brinde, o franqueado, que vende mais, e a empresa, que reforça sua marca”.

Com gestão não se brinca

Se a ideia é investir em uma franquia para obter renda extra, atente-se para não descuidar da gestão do negócio. Um erro comum dos franqueados que trabalham em outro lugar é não estar envolvido no dia a dia da empresa.

Organização financeira é imprescindível para a saúde de sua franquia. A Cielo é um apoio importante para o lojista nesse caso. Pelo site ou pelo aplicativo pode-se analisar o relatório de vendas e observar seu desempenho, além de antecipar as vendas a crédito para manter o fluxo de caixa ou recompor o estoque.

Para ter sucesso, não pare de estudar

Se você deseja ter sucesso nesse modelo de negócio, não pode deixar de lado a busca constante por conhecimento. É preciso entender cada vez mais o que é franquia, como ela deve funcionar da forma certa, as curiosidades sobre as diversas opções e como elas se diferenciam das outras empresas do mesmo ramo, e etc.

Conheça a marca que tem mais aderência ao seu perfil de trabalho. Entenda o que você mais gosta, o que tem afinidade. “E não tenha medo: converse com franqueados para entender o negócio, desde os aspectos da operação até as complicações da gestão no dia a dia”, aponta Hynde Fonseca, diretor de Franquias da Cielo.

Ainda segundo ele, é importante dedicar um tempo aos estudos do setor. “Para quem não pode participar da feira organizada pela ABF, leia os estudos, pesquisas e informações no site da ABF, fonte segura e atualizada que pode guiar a decisão.”

Na hora da escolha da franquia, deixe a emoção de lado

“Jamais tome uma decisão baseada em emoções. Comprar franquia não é algo que se faz por impulso”, explica Ana Vecchi, consultora de negócios e palestrante da Franchising Expo 2018.

“O sonho de um negócio próprio pode se tornar um pesadelo caso a família não apoie e entenda o compromisso que esse empresário deve ter com o próprio negócio. É preciso fazer um planejamento familiar para não haver cobranças”, conclui.

É preciso que as pessoas que fazem parte da sua rotina também compreendam o que é franquia e quais são os seus planos para esse negócio.

Leia tudo com atenção e faça as contas

Tornar-se um franqueado não é como cadastrar-se em um site de cupons. “Reserve um tempo para ler todos os contratos e documentos que envolvem o processo de ser uma parte do negócio. São nesses documentos que estão os direitos e deveres do franqueado e do franqueador”, frisa Tânia Zanin, advogada, membro da Comissão de Ética da ABF e da Comissão de Franchising da OAB, setor que atua há 27 anos.

Se certifique de entender todos os detalhes sobre o que é franquia e como ela funcionará no dia a dia

Estude a Circular de Oferta de Franquias (COF) do franqueador que você tem interesse. Neste documento é possível entender o perfil, o histórico do franqueador, o papel de cada uma das partes e o mais legal: tem uma lista com todos os franqueados daquela rede.

“O ideal é que você pegue alguns telefones, converse com os franqueados, pergunte sobre a rotina de trabalho, expectativas”, indica Adriana Auriemo, sócia-diretora da Nutty Bavarian.

Agora que você já entendeu o que é franquia e como ter um negócio de sucesso nesse ramo, não deixe de acompanhar a Cielo nas redes sociais, para obter dicas valiosas para toda a sua nova vida empreendedora.


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